Mr. Olympia é um competição internacional de fisiculturismo criada por Joe Weider. Sua primeira edição remonta a 18 de setembro de 1965 emNova Iorque.
Os recordistas de vitórias são Lee Haney (1984-1991) e Ronnie Coleman (1998-2005).
Vencedores
História do Mr. Olympia
Em 1982, Arnold voltou a ser um promotor, com Jim Lorimer e o concurso foi novamente realizado em Columbus. Para não ser superado por seu famoso amigo, Franco Columbu encenou um retorno e ganhou o título em 1981 em uma competição apertada com 16 competidores.
Em 1982, Londres, Inlgaterra foi a vez de hospedar o Mr. Olympia. Chris Dickerson venceu depois de terminar em segundo nos dois anos anteriores. Após a vitória, Dickerson anunciou sua aposentadoria, ainda no palco.
O Concurso de 1983 retornou à Alemanha, mas desta vez para Munique, onde foi vencido pelo leão de Líbano, Samir Bannout. O mesmo enfrentou grandes desafios como Mohammed Makkwy do Egipto e do recém chegado Lee Haney dos E.U.A. Samir tinha o que precisava para ser um campeão, mas ninguém previu a determinação de Haney.
Em 1984 o mesmo voltou para New York City’s Felt Nova Forum, onde viu-se a maior participação de competidores e a maior quantidade de dinheiro do prêmio total US $ 100.000,00 para qualquer Olympia até aquele momento. Para este ano Haney ganhou peso 247 libras (112 kg). Ele era grande, era enorme, ele era imbatível.
Em 1985 e 1986 o Olympia foi realizado na Bélgica pela primeira vez. Haney era dominante, novamente venceu seus concorrentes Albert Beckles e Rich Gaspari. Agora já eram dois títulos para Lee. Muitos acreditaram que em 1986, em Columbus pode ter sido o maior Mr. Olympia de todos. Lee ganhou o seu terceiro título seguido e começou a assombrar os seis títulos conquistados por Arnold.
Em 1987 o Mr. Olympia mudou para a Suécia, mas o resultado do primeiro colocado foi o mesmo. Haney era sem dúvida da cabeça aos pés superior a todos os outros. Agora ele já tinha vencido seu quarto título e bater a quantidade de títulos do Arnold definitivamente ficou ao seu alcance.
Em 1988, Los Angeles foi a cidade Anfitriã. O Anfitetaro com capacidade para seis mil pessoas lotou. Vieram de todos os cantos para ver se Lee Haney poderia continuar na sua busca de se tornar o maior Mr. Olympia de todos os tempos. Com o dinheiro em prêmio em seu nível mais alto US $ 150,000,00, Haney voltou a vencer com facilidade, tornando-o cinco vezes seguidas campeão do Mr. Olympia. Pelo terceiro ano consecutivo, Rich Gaspari ficou em segundo lugar.
Em 1989 o Mr. Olympia foi para Rimini, na Itália. Este viria a ser o Olympia mais difícil de Haney pois ele teria que lutar contra grandes adversários como Lee Labrada e Vince Taylor. Pela primeira vez as pessoas começaram a duvidar se Haney continuaria dominando, mas Haney acabou ganhando apesar que muitos disseram que ele teve sorte em ganhar este ano, mas o fato é que ganhando este ano, ele igualou o recorde de Arnold de seis vitórias consecutivas no Mr. Olympia.
Em 1990 4.400 pessoas lotaram o Chicago’s Arie CRown Theater. O prêmio em dinheiro chegou a US $ 200,000.00, sendo que agora Haney poderia ganhar o sétimo título seguido. Se em 1989 foi difícil para Haney, em 1990 foi o ano em que ele quase perdeu. Após duas rodadas, ele ficou atrás por dois pontos, mas recobrou na rodada seguinte e deram o posedown como o melhor para Lee. Haney tinha agora sete títulos consecutivos no Mr. Olympia.
Em 1991, Florida, acabou sendo a casa do Mr. Olympia neste ano. Haney estava indo para o oitavo título seguido, mas pela primeira vez ele foi contra um homem que tinha a mesma altura e peso, Dorian yates, a Fera da Grã-Bretanha. Quatro pontos os separavam após duas rodadas, e Haney conseguiu arrancar três de quatro no final e comemorou seu oitavão campeonato consecutivo.
Em 1992 o Mr. Olympia mudou-se para Helsinki, Finlândia. Um novo Mr. Olympia seria coroado este ano, porque Lee Haney tinha decidido se aposentar após um número recorde de oito vitórias consecutivas. Campeão Nacional em 1991 Kevin Levrone, E segundo colocado no Mr. Olympia em 1991 Dorian Yates se confrontaram. Mas depois da primeira rodada, Yates começou a se destacar e venceu de forma convincente.
Um novo Mr. Olympia foi coroado, mas começava uma nova era?
Em 1993 ninguém pode parar Yates . Ele rapidamente subiu seu peso para 257 libras (116 kg). O próprio Flex Wheeler o chamou de “intocável”. Yates certamente parecia que iria reinar por um longo período a maneira de outros grandes Mr. Olímpia.
No entando em 1994, o britânico sofreu. No início de março, ele havia danificado severamente seu manguito rotator esquerdo. Ele enfrentou este desafio, mas com o Olympia menos de nove semanas acabou rasgando seu bíceps esquerdo. Mas mesmo com tantas lesões isto não iria terminar com o sonho de Yates no Olympia. Ele definitivamente chegou em Atlanta para levar sua estatueta pelo terceiro ano, mas já se perguntavam se ele poderia manter esta invencibilidade.
Se em 1995 muitas dúvidas foram levantadas sobre o reinado de Yates, ele não as ouviu. Ele retornou a Atlanta em 1995 para uma vitória estreita. Kevin Levrone ficou em segundo lugar e uma nova ameaça surgiu com 270 libras ( 122 kg) Nasser El Sonbaty.
Nenhum comentário:
Postar um comentário